Coleção «Tiempo Axial»

 

   
 

 

A coleção «Tempo Axial» é um projeto do «Grupo Editorial Verbo Divino» da América Latina, exten-dido por México, Nicarágua, Cuba, Panamá, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile, Paraguai e Argentina.
Os dois temas mais atuais na teologia atual são a teologia da libertação (seu aprofundamento, sua ampliação às atuais perspectivas da globalização e do neoliberalismo e agora do unilateralismo) e o pluralismo religioso (não a simples pluralidade de religiões, e sim a aceitação de sua validade plural). Com essa sensibilidade, a coleção «Tempo Axial» se propõe acolher a nova produção teológica que aborde estas dimensões:


1) teologia da Libertação, latino-americana, princi-palmente;
2) teologia das religiões, com ênfase no
-«macro-ecumenismo» latino-americano,
-a teologia do pluralismo do mundo anglo-saxônico e suas obras «clássicas» ainda não traduzidas,
-as contribuições do mundo indígena e do mundo negro latino-americanos,
-e a «World Theology» ou teologia supra-cristã ou interfaith das religiões; e
3) o diálogo entre uma e outra teologia.


• O primeiro livro da coleção é «Pelos Muitos Caminhos de Deus», obra coletiva de 9 autores: Franz Damen, Armando Lampe, Diego Irarrázaval, Antônio Aparecido da Silva, Luiza Tomita, Paul Knitter, Faustino Teixeira, José María Vigil y Marcelo Barros. O prólogo é de Pedro Casaldáliga. O livro pretende somente chamar a atenção para os desafios que o pluralismo religioso lança à teologia da libertação latino-americana, que até agora permaneceu à margem do tema do pluralismo
Este livro que abre a coleção, é, por sua vez, o primeiro de um projeto de cinco livros programados pela Associação Ecumênica de Teólogos e Teólogas do Terceiro Mundo, ASETT. Os outros livros deste projeto serão incluídos na coleção da edição castelhana. (Serão publicados simultaneamen-te também em português, no Brasil). Confira na página seguinte a explicação do projeto da ASETT.


• O segundo livro da coleção é de John Hick e se entitula «A Metáfora do Deus Encarnado». Este livro já foi publicado pela Editora Vozes, em português.


• Outros livros que a coleção pensa incluir são:
-«Espiritualidade do Pluralismo Religioso». O pluralis-mo religioso não é uma teoria, nem muito menos uma moda, mas sim é, antes de tudo, uma experiência espiritual, uma percepção profunda que nossa geração atual está tendo por causa de sua situação cultural e social. O livro detalha essa experiência espiritual em traços e elementos discernidos para uma vivência mais consciente desse espírito.
-«O Macro-ecumenismo Latino-americano». A teologia do pluralismo religioso, entre nós, foi chamada de «macro-ecumenismo» e apenas foi desenvolvida nos livros teológicos das décadas passadas. O livro tratará de reconstruir e desenvolver sistematicamente o tema.
-«Antologia da Teologia do Pluralismo Religioso». Mundialmente já se escreveu muito sobre este tema. O livro oferecerá uma seleção antológica dos textos que melhor possam nos iluminar a partir da nossa perspectiva latino-americana.
A coleção será distribuída somente na América Latina de fala hispânica. Os livros podem ser encontrados em qualquer livraria Verbo Divino do continente latino-americano ou neste endereço: ventas@verbodivino-ecu.org
O plano da coleção poderá ser visto no seguinte endereço: http://latinoamericana.org/tiempoaxial

Livros da Associação de Teólogos/as do Terceiro Mundo

A Comissão Teológica da Associação de Teólogos e Teólogas do Terceiro Mundo, ASETT, a partir de sua última Assembléia, celebrada em Quito em outubro de 2001, decidiu promover uma série de livros sobre a temática do pluralismo religioso a partir da perspectiva da opção pelos pobres. Ainda que sujeito a possíveis variações, o programa previsto, de cinco livros, é o seguinte:
1. «Pelos muitos caminhos de Deus», um livro simplesmente para assinalar os desafios que o pluralismo religioso suscita para a teologia da libertação.
2. Um segundo livro, pensado como uma tentativa de «dar respostas» concretas a estes desafios.
3. Um terceiro livro, que deseja ser «o primeiro livro da teologia da libertação a partir da postura pluralista». Toda a TL elaborada até hoje, foi «inclusivista», e não podia ter sido de outra maneira. Uma TL ligada ou casada com a Teologia Pluralista está por ser feita. Este terceiro livro do programa abordará esse objetivo pela primeira vez no Continente.
4. O quarto livro pretende ser a elaboração orgânica e sistemática de uma «teologia cristã intercontinental do pluralismo religioso». «Cristã» porque quer ser uma interpretação do pluralismo especificamente a partir da tradição cristã. E «intercontinental» porque já não será só latino-americana , como nos livros anteriores: aqui participará a ASETT intercontinental, conhecida por sua sigla em inglês como EATWOT, Ecumenical Association of Third World Theologians, a partir da Ásia, África e América.
5. O quinto e último livro, vai conter uma tentativa de elaboração de uma «teologia inter-religiosa do pluralismo religioso». A libertação já não é latino-americana, nem africana, nem asiática, e também não é desse «quarto mundo» incrustado no primeiro, mas sim ecumênica, macroecumênica e mundial. E um movimento de libertação mundial necessita de uma teologia inter-religiosa libertadora, também mundial. Porque o mundo não é só cristão, nem simplesmente religioso, porém multi-religioso. Uma teologia da libertação somente cristã, seria «um luxo de uma minoria cristão», como os teólogos asiáticos nos recordaram, a nós latino-americanos, numa carinhosa correção fraterna para a TL latino-americana.

Curso de Teologia do pluralismo religioso

O «curso de teologia do pluralismo religioso» é uma promessa cumprida pela Agenda Latino-americana, que na edição de 2003 se centrou no tema do «diálogo entre as religiões» e prometeu tratar mais amplamente o tema. O curso foi disponibilizado nos Serviços Koinonia (http://servicioskoinonia.org) nessa «Universidade pública» que é a internet.
Temos recebido comunicações dos mais variados «alunos»: desde grupos juve-nis de formação cristã, até veteranos missionários presentes desde há algumas décadas no coração dos grandes países asiáticos, como Índia ou Japão, passando por muitos agentes de pastoral e por adultos leigos inquietos, que nos animavam a continuar na redação do curso que, confessavam, estava-lhes fazendo muito bem. Testemunhos curiosos foram os daqueles que reconheciam que o curso lhes estava deixando perplexos em muitos aspectos de sua fé tradicional, mas que as reformulações que com ele estavam fazendo respondiam às dúvidas e perguntas que sempre haviam feito a si mesmos, que pela primeira vez enfrentavam agora de um modo consciente e direto.
O curso continua à disposição de novos interessados (http://servicioskoinonia.org/teologiapopular). Suas lições (em formato PDF) foram melhoradas e atualizadas, em função de que podem ser recolhidas novamente para substituir a primeira edição. Revisado, ampliado e eventualmente corrigido, brevemente o curso será publicado como livro, dentro da coleção «Tempo Axial» em castelhano, e em alguma outra coleção brasileira.
O pluralismo religioso não é, como alguém poderia pensar, uma matéria setorial, lateral, «demasiado parti-cular», mas sim um modo de enfoque que afeta a todo o conjunto do cristianismo, um «paradigma novo», que obriga a reformular quase todas as convicções religiosas pacificamente possuídas, até agora, em nossa fé mais simples. O curso é um desafio que sacode e que se revela como um instrumento pedagógico que força a renovar toda a nossa visão; instrumento ideal para ser assumido como tema para uma atividade grupal ou comunitária de «formação permanente».

   
 


Inicio / Al portal da Agenda / Textos'2004